quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sobre o machismo x achismo


Bem,estamos cansados,sim cansadxs de machismo e achismo!
Homens, alguns que não se dobram a essa péssima qualidade, também sofrem com isso, não na mesma proporção que a mulher, mas sofrem.
Bem, se quiser aprender não tenha preguiça de ler este pequeno texto.
Machismo não é uma qualidade exclusiva de homens e muito menos de uma classe dominante.
Machismo também não se delimita apenas em defender que uma mulher "nasceu apenas para procriar" ou que "mulher não pode trabalhar e estudar, ela tem que apenas saber cozinhar e cuidar dos filhos". A maioria acha que o machista é apenas esse que repassa tal pensamento conservador. Não, ser machista engloba isso e vai muito além.
Exemplos:
Mulheres também repassam machismo quando dizem aos filhos: "Homem não chora, engula as lágrimas!", "Meninas têm que se comportar como mocinha", "Veja, aquela biscate dando em cima do namorado da outra!", "Filho meu não vira gay!", "Filha, você tem que ter mais paciência com seu marido, ele vai mudar.", "Filha, mulher tem que saber cozinhar, se não seu marido te larga." e por aí vai o desfiar de machismos que inconscientemente repassamos no dia a dia.
Agora machismo em homens que não são "ogros". Homem que acha natural ACHAR que mulher que faz engenharia é sapatão, quando fazem piadas com a TPM, dizem que a culpa é dos hormônios. Frases: "Nossa,você toma Whisky? Geralmente mulher só toma bebida doce.", "Nossa,calma!" (como se mulheres fossem loucas), "Filha minha é princesinha do papai!" (o filho pode namorar e pegar quantas quiser, transar em casa, beber, ir a prostíbulos, correr, empinar pipa, jogar e se apoderar do game, menina não. Menina não pode transar com o namorado, não pode brincar de bola, não pode usar roupa curta, não pode pegar no controle do game, não pode ir ao Clube de Mulheres...).
O próprio tratamento "filho da puta" sempre remete ao rebaixamento da mulher. Você não vê ninguém falando "filho do puto, filho do caralho".
Dizer que um homem não pode ser vaidoso porque isso demonstra que ele é bicha. 
Reparou também que se um homem por uma eventualidade cuida dos filhos sozinhos, ele é herói? Já quantas mães solteiras, guerreiras cuidam de seus filhos há décadas sozinhas e nunca ganharam o titulo de heroína? Simplesmente porque se acha normal a mulher ter a obrigação de cuidar dos filhos. A mulher que aborta é maldita e o homem que abandona é o que? 
Esses são alguns dos exemplos de machismo que repassamos muitas vezes sem perceber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário